Avaliação

Instrumentos de avaliação utilizados

Listas de verificação

Questionário aos alunos

Questionários aos docentes


Resultados alcançados

- práticas dos docentes, por forma a dar resposta às necessidades individuais dos alunos e consequente melhoria dos seus resultados escolares e diminuição do risco de abandono escolar, destacamos:

a taxa de abandono que atualmente é de 0%

a melhoria dos resultados escolares, com 92,8% de taxa de sucesso em 2023 (contra os 81% de 2019)

o envolvimento de mais de 20% dos docentes em projetos ou programas de formação europeus (foram envolvidos 67,6%).

- impacto positivo do uso das TIC, em contexto educativo, evidenciamos:

o aumento da integração das TIC, de forma sistemática, em mais de 98% das planificações de disciplina e planos anuais de atividades;

o aumento do número de docentes 91% que passaram a integrar as TIC na sua prática letiva diária;

o aumento da produção/disponibilização de recursos educativos em suporte digital (média superior a 1 recurso por docente) https://tagpacker.com/user/biblioteca.digital.duarte.pacheco .

- incremento do trabalho cooperativo e a partilha de conhecimentos entre os elementos do staff

 aumento do número de horas de formação para partilha de conhecimentos nas atividades de replicação do projeto “M@IS+”. Cada elemento usufruiu de cerca de mais 3 horas de formação, resultou no uso de mais e melhores ferramentas digitais; avaliação de alunos com uso das TIC; estratégias para lidar com problemas emocionais dos alunos e com o stress dos elementos da comunidade escolar,…)

-  melhoria das competências em inglês dos elementos da nossa comunidade 

aumento quer do número de projetos (mais 20% do que existiam antes) quer do número de docentes e alunos neles envolvidos (mais 83% do que existia antes quer do número de docentes 67,6% e alunos 83,6%  neles envolvidos). 

após a implementação do projeto, 36% dos docentes inquiridos classificam o seu domínio da língua inglesa como bom e muito bom e 35% como razoável 

apenas 15% dos alunos inquiridos considera o seu domínio da língua inglesa como a precisar de melhoria urgente.

Infográficos

M@IS Avaliação


 Avaliação qualitativa dos elementos da Comunidade Escolar sobre o projeto e as atividades de disseminação

Projeto muito interessante e importante para conhecimento de diferentes realidades europeias ao nível da organização escolar e da utilização das TIC. 

É uma mais valia apreender novas metodologias de trabalho. Creio que todos os docentes e alunos deviam experimentar

Gostei bastante das sessões de partilha e penso que temos sempre a aprender tanto uns com os outros como noutros países.

Acho um projeto muito interessante e relevante para a nossa prática educativa. Obrigada.

As sessões de partilha foram bastante úteis pois tive a oportunidade de aprender uma panóplia de estratégias de ensino novas e aplicações que desconhecia , mas que estou ansiosa por aplicar nas minhas próximas práticas letivas.

Acho um projeto muito interessante e relevante para a nossa prática educativa. Obrigada.

É sempre gratificante conhecer esses momentos de partilha bem como outras realidades educativas.

As partilhas Erasmus foram muito interessantes e proporcionaram o conhecimento de outras realidades e dos cursos frequentados pelos colegas.

O curso que frequentei foi ao encontro das minhas expectativas e é uma mais valia para a minha prática letiva. O intercâmbio com colegas de outros países foi enriquecedor.

Participei nas sessões de partilha e foi muito interessante ouvir as experiências das colegas, e verificar a existência de realidades/práticas diferentes em contexto escolar, nos diferentes locais.

Penso que o objetivo inicial a que cada um se propôs foi superado com muita satisfação, isto porque os testemunhos apresentados assim o confirmam.

As sessões de partilha são muito enriquecedoras uma vez, que possibilitam a partilha de experiências diferentes, de práticas educativas variadas e de realidades distintas, no âmbito da educação.

É sempre bom ouvir outras experiências de outras realidades

As sessões de partilha de experiências no âmbito do Erasmus+ foram interessantes e trouxeram uma nova visão do ensino.

As várias sessões de partilha tiveram todas muito interesse

As sessões de partilha permitiram enriquecer-nos, uma vez que foram apresentadas várias experiências com docentes de diferentes nacionalidades, bem como divulgadas ferramentas de trabalho úteis para a planificação de atividades digitais.

Achei a disseminação de práticas no âmbito do projeto Erasmus+ muito interessantes.

Gostei muito das partilhas dos colegas. Deram-me a conhecer ferramentas digitais e métodos de ensino que eu quero explorar e aplicar futuramente nas minhas aulas.

Considero que as sessões de partilha foram muito interessantes.

Foi muito agradável termos a oportunidade do conhecimento, ainda que breve, de outras realidades. É interessante refletir sobre alguns pontos positivos do que as colegas expuseram e pensar nos quais são aplicáveis ao nosso contexto, tentando -se inovar mentalidades e práticas.

Considero que as sessões de partilha são uma mais valia para todos, permitiu a troca de experiências interessantes e despertam noutros docentes a curiosidade e a vontade de experimentarem esta modalidade de aquisição de conhecimentos.

As sessões de partilha foram muito enriquecedoras na medida em que as boas práticas exequíveis por outros docentes (nossos pares) me influenciaram positivamente. Estas sessões de partilha, para mim, correspondem a dinâmicas muito valorativas de trabalho colaborativo. "Alargar os horizontes" é crescer.

Tanto o projeto, como a partilha foram muito interessantes, são experiências únicas, a partilha de diferentes metodologias enriquece-nos bastante, são uma mais valia para a nossa prática letiva.




Sem comentários:

Enviar um comentário