Projeto 2020-1-PT01-KA101-077912
O projeto M@IS é financiado pelo Erasmus +, um programa da União Europeia que apoia a educação, formação, juventude e desporto.
KA1 M@IS
O KA1 “M@IS+” surge da necessidade de fazer face aos novos desafios educacionais trazidos com o projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e pelas competências preconizadas no Perfil do Alunos à saída da escolaridade obrigatória, os quais apontam para uma mudança nos hábitos de trabalho, privilegiando a aprendizagem ao longo da vida, potenciando mais competências nos profissionais e nas gerações futuras. Para alcançar este desiderato, pretendemos um incremento da nossa internacionalização com vista ao desenvolvimento de pedagogias inovadoras e exploração de conteúdos curriculares, com base na utilização das TIC, encurtando barreiras e promovendo a cidadania europeia plena.
Acreditamos que estas metodologias de ensino, vivenciadas nos cursos e nas atividades de Job Shadowing, além de mais motivadoras, desenvolverão o pensamento crítico e criativo dos alunos. Dispomos de equipamentos modernos TIC, não obstante alguns professores não são capazes de usá-los, pelo que ainda prevalecem os métodos de ensino tradicionais. Queremos mudar isso, rentabilizar os recursos existentes, implementar metodologias ativas e centradas no aluno, que contribuam para o seu sucesso e evitem o abandono escolar precoce. O clima emocional dos nossos alunos é instável e pretendemos aprender mais sobre educação emocional e inclusão, em cursos e atividades de Job shadowing, que trarão mais experiência e formação nesta área.
Também nos preocupamos com a inclusão de alunos provenientes de outros países e de diferentes etnias, pelo que, em paralelo, apostaremos em temáticas relacionadas com a inclusão e abertura a novas culturas. Temos como meta melhorar a qualidade da dimensão europeia da formação de professores. De facto, embora vivamos num ambiente multinacional e multicultural, com estudantes de diferentes países a frequentar a nossa escola, alguns docentes não dominam o inglês, têm pouca experiência internacional e desconhecem a realidade das escolas da União Europeia. Através da implementação desta estratégia de internacionalização, os professores poderão utilizar mais materiais de ensino, trocar experiências com outros professores de diferentes nacionalidades dentro da UE e o próprio agrupamento irá melhorar a sua identidade internacional, alargando a rede de contactos, desenvolvendo condições para uma cooperação de qualidade no futuro.
Queremos ter um impacto significativo na melhoria do processo ensino/aprendizagem e na disponibilização de uma educação de qualidade para todos, ensinando de forma diferente e com mais qualidade. Os alunos serão os grandes beneficiários deste processo, dado que os docentes terão um conhecimento profundo do comportamento emocional e saberão gerir situações de conflito, terão mais e melhores competências TIC, outras metodologias e diversidade de práticas que poderão usar no âmbito das disciplinas curriculares que lecionam. Considerando a via da internacionalização, ao nível da formação profissional, acreditamos que este será um bom caminho para se tentarem novas abordagens que possam dar resposta às mudanças que ocorrem de forma inexorável, no país e no mundo.
Apostaremos na seleção criteriosa dos docentes que participarão nas 42 mobilidades, os quais, devido às capacidades de liderança, motivação e proatividade, se espera que criem novas dinâmicas e induzam a mudanças junto dos restantes colegas. Os docentes em mobilidade farão várias atividades de disseminação com o intuito de promover a reflexão interna de como estas aprendizagens podem ser integradas nos Planos das disciplinas, nos Planos Anuais de Atividades e outros documentos orientadores do agrupamento, com a inclusão de novas estratégias pedagógicas.
De entre as atividades de formação/disseminação junto dos professores do agrupamento e outros elementos da comunidade teremos situações de encontro e partilha, principalmente junto dos que ainda consideram estas metodologias de trabalho como algo inacessível e de difícil execução.
Para avaliar os resultados e verificar se os objetivos do projeto foram alcançados, será realizada uma avaliação contínua do progresso e, no final, uma avaliação mais descritiva e fundamentada através de um relatório final. Esperamos, assim, aumentar a qualidade do ensino que prestamos aos nossos alunos através destas oportunidades de formação para o nosso pessoal docente, trazendo experiências inovadoras que levem a mudanças institucionais. O projeto tem a duração de 24 meses, estando prevista a sua conclusão para 2022-08-31.
O agrupamento e toda a
comunidade educativa beneficiarão tanto ao nível do reconhecimento externo,
como ao nível da melhoria dos resultados escolares, o que se traduzirá em M@IS
sucesso.
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